NOVO MODELO

Preservação e recuperação dos recursos hídricos do município de Joanópolis

O QUE É

Serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER destinado a atender agricultores (as) familiares, compreendendo o diagnóstico, planejamento ambiental das propriedades rurais, capacitação de agricultores (as) familiares e a discussão qualificada na elaboração de projeto piloto, com vistas ao desenvolvimento sustentável das Unidades de Produção Familiar na região de produção e conservação de recursos hídricos no abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo.

Com o objetivo de contribuir com a preservação e a recuperação dos recursos hídricos e também com a sustentabilidade nas atividades de agricultura e turismo do município de Joanópolis, a OSCIP Terceira Via realiza o Projeto “Novo Modelo de Preservação e Recuperação de Recursos Hídricos” com apoio do FEHIDRO. O projeto busca a garantia de conservação dos mananciais, bem como promover a adesão efetiva às técnicas conservacionistas, a partir de um modelo inovador de planejamento, que está sendo realizado na microbacia da Cachoeira dos Pretos.

O Planejamento inclui ações que permitem aos proprietários diversificar e certificar suas produções utilizando técnicas agroecológicas e exploração das áreas florestais, atuando como apoio técnico para que os agricultores reestruturem suas unidades de produção, considerando a preservação dos recursos hídricos. A adesão de tais medidas possibilita a participação dos proprietários em programas que visem o Pagamento por Serviços Ambientais – PSA, é também um fator facilitador para obtenção de créditos rurais específicos.

 CURSO GRATUITO:

  • TURISMO RURAL, ECOTURISMO, LAZER E AVENTURA

Através do Projeto “Novo Modelo de Preservação e Recuperação de Recursos Hídricos” a Associação Terceira Via e CATI – Casa de agricultura de Joanópolis realizam o curso “Turismo rural, ecoturismo, lazer e aventura” destinado aos produtores rurais e demais envolvidos com o turismo do Município, com o objetivo de gerar negócios e preservar o meio ambiente e os recursos hídricos.

O curso totalizou 32 horas, conforme a programação:

I.           Turismo Rural  (dia 4 de abril- das 13 ás 17 horas)

II.         Ecoturismo  (dia 11 de abril– das 13 ás 17 horas)

III.       Turismo de Aventura  (dia 12 de abril- das 13 ás 17 horas)

IV.        Legislação e Segurança do Trabalho  (dia 19 de abril – das 13 ás 17 horas)

V.          Planejamento  (dia 26 de abril – das 08 ás 17 horas)

VI.        Crédito e Mercado Turístico  (dia 3 de maio– das 08 ás 17 horas)

 Local: Sede da Associação dos Amigos do Bairro da Cachoeira dos Pretos.
Após o curso Turismo Rural, Ecoturismo, Lazer e Aventura, os participantes assistiram a palestra apresentada pela Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios – CODEAGRO sobre o tema “Associativismo” e vêm se reunindo para a organização do grupo e elaboração do folder turístico para o município.

ODS

SITUAÇÃO

Concluído

ANO INÍCIO

2010

ANO FIM

2011

ABRANGÊNCIA

Serra da Mantiqueira

PÚBLICO ALVO

Agricultores (as) familiares

#terceiravia #serradamantiqueira #recursoshidricos

ASSOCIAÇÃO TERCEIRA VIA
(11) 4539-7776   (11) 995260940
comunicacao@terceiravia.org.br

CASA DA AGRICULTURA
(11) 4539-9248


500 AGRICULTORES FAMILIARES BENEFICIADOS

03 UNIDADES DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS ABRANGIDOS


Turma do curso Turismo Rural Joanópolis
Alunos do curso Novo Modelo
Novo modelo plantaçao
novo modelo plantaçao2
Novo modelo recursos hidricos 1
previous arrow
next arrow
SLIDE
SONY DSC
SONY DSC
Novo modelo recursos hidricos 2
previous arrow
next arrow

PARCEIROS

Notícias Relacionadas