AGROSEBRAE – QUALIDADE DO CAFÉ

Prestação de serviços técnicos nas áreas de Café no Estado de São Paulo

O QUE É

Objetivo: Prestar serviços técnicos especializados nas áreas de QUALIDADE do café e PRÁTICAS CULTURAIS da lavoura cafeeira no Estado de SP.
A atuação do SEBRAE-SP no agronegócio tem como direcionador estratégico o Programa Estadual AgroSebrae, que contempla ações para a adequação dos processos gerenciais, melhoria dos produtos e acesso a mercados, em atendimento aos produtores rurais e aos micros e pequenos empreendimentos ligados a este setor, fornecendo orientações técnicas e capacitações pertinentes. Neste contexto, visando a melhoria da competitividade dos pequenos negócios rurais pertencentes ao segmento da CAFEICULTURA, faz se necessário o aperfeiçoamento TÉCNICO dos processos produtivos e/ou produtos provenientes destas propriedades rurais e, para tanto, o SEBRAE-SP necessita recorrer a produtos e serviços especializados para atender de forma antecipada as particularidades deste segmento de maneira inovadora e competitiva.
Descrição do Serviço: Para a realização do objeto nas duas áreas de conhecimento citadas (qualidade e práticas culturais), vamos etapa a etapa apresentar o descritivo dos serviços a serem contratados.
Em cada área de conhecimento são apresentadas divisões do conjunto de serviços, os quais chamaremos de módulo.
Para acessar os módulos referentes as duas áreas do conhecimento apresentadas, é necessário que os produtores rurais (clientes finais) cumpram um dos dois requisitos abaixo:
Realizem o módulo comum às duas áreas do conhecimento citadas anteriormente (qualidade e práticas culturais) denominado MÓDULO PRÉVIO: AVALIAÇÃO DA TECNOLOGIA UTILIZADA E POTENCIAL PRODUTIVO.
Apresentem a seguinte lista de informações e avaliações agronômicas levantadas ou validadas através de assinatura por profissional capacitado (agrônomo, técnico agrícola ou profissional de áreas correlatas):
Mapa ou croqui com limites perimetrais, principais carregadores, referências de acesso (sinalização) para benfeitorias e pontos de água; desenho e identificação dos talhões.
Levantamento agronômico das lavouras em tabela contendo: variedade, cultivares, ano de plantio, área em ha, número de pés, espaçamento, origem da muda, presença ou não de sistemas de irrigação, método de colheita utilizado por talhão na colheita anterior (mecanizada, semi-mecanizada ou manual), altitude.
Identificação e avaliação das estruturas de processamento, beneficiamento e armazenagem (benfeitorias) em tabela contendo: nome/finalidade, tipo de construção (alvenaria, madeira, metálica, etc.), ano de construção, área em ha, estado de conservação, capacidade de processamento/armazenamento.
Identificação e avaliação dos equipamentos utilizados em tabela contendo: tipo, modelo, ano de fabricação, estado de conservação, capacidade de processamento ou execução dos serviços quando relevante.
Descrição da mão de obra disponível: familiares, parceiros, permanentes e temporários.
Histórico da lavoura: adubações e tratos anteriores (inclusas práticas utilizadas, podas), ocorrências de curto prazo (pragas, pragas de solo, doenças, ocorrências climáticas), estado vegetativo, necessidade de poda e tipo de poda, sinais de deficiência nutricional, uso e conservação do solo.
Uso de insumos com época de aplicação: número de adubações executadas no ano anterior, volume gasto de fertilizantes e defensivos no ano agrícola anterior, época de aplicação.
Produção por talhão e total em sacas beneficiadas de 60kg em tabela: identificação do talhão, área total, variedade e cultivares, espaçamento, produção e produtividade total e por talhão dos três últimos anos, previsão para a próxima safra.

Módulos: Avaliação da Tecnologia Utilizada e Potencial Produtivo.
ormalização através da entrega do Mapa em autocad.
Primeira visita técnica à propriedade rural.
Levantamento da estrutura técnico agronômica de manejo da lavoura, colheita, processamento e armazenamento do café
Formalização através da entrega do relatório de visitas.
Formalização através da entrega de um relatório único contendo: planilha de levantamento agronômico das lavouras, tabela de levantamento da produção, tabela auxiliar de levantamento da produção, identificação e avaliação das estruturas de processamento beneficiamento e armazenagem (benfeitoria), identificação e avaliação dos equipamentos utilizados, descrição e quantificação da mão de obra disponível (modelo disponível no anexo – modelo de relatórios.
Formalização através da entrega de um relatório.

Práticas Culturais: Os serviços para esta área do conhecimento estão divididos nos módulos de PLANEJAMENTO NUTRICIONAL (nutrição); PLANEJAMENTO E ESTRUTURAÇÃO DA LAVOURA (podas) e MANEJO FITOSSANITÁRIO ESTRATÉGICO (manejo integrado de pragas e doenças).

ODS

SITUAÇÃO

Concluído

ANO INÍCIO

2014

ANO FIM

2016

ABRANGÊNCIA

Estado de São Paulo

PÚBLICO ALVO

Produtores rurais

#sebrae #cafe #qualidadedocafe #terceiravia

ASSOCIAÇÃO TERCEIRA VIA
(11) 4539-7776   (11) 995260940
comunicacao@terceiravia.org.br


310 CAFEICULTORES ATENDIDOS NO ESTADO DE SÃO PAULO


PARCEIROS