Palestra do Projeto “Multiplicadores da Sociobiodiversidade” em Joanópolis

Nos meses de julho, agosto e setembro foi apresentado aos agricultores e comunidades do município de Joanópolis o projeto de Sociobiodiversidade que tem como propósito incentivar a exploração sustentável do recursos naturais, como mais uma alternativa de gerar renda a exploração econômica nas propriedades rurais.

Tiveram 03 Palestras de sensibilização da Comunidade e Agricultores Familiares, do Município de Joanópolis – SP e Cidades vizinhas. As palestras beneficiaram diretamente 66 pessoas.

Esse Projeto objetiva promover o uso sustentável dos recursos naturais no município de Joanópolis por meio da capacitação de multiplicadores e da difusão do conhecimento entre os Agricultores Familiares convencionais e da sensibilização comunitária, como forma de geração de renda e garantia da Preservação e Conservação dos Recursos Hídricos na sub -Bacia do Cantareira. Além disso, disseminar como Boas Praticas de Educação socioambiental, com foco na Construção de Propriedades Rurais Sustentáveis.

09/05/2016 – nº Participantes 25
• Engenheiro Agrônomo Edson Hiroshi – Propriedades Rurais Sustentáveis e roda de conversa Sobre Mudanças de atitudes e comportamentos Culturais de Produção e consumo. Venha trilhar Esse novo Caminho com a gente!

 15/07/2016 – nº de Participantes 17
• Engenheiro Agrônomo Clóvis José Fernandes de Oliveira júnior – Planos de manejo agroecológicos-
• Engenheiro Agrônomo Lucas Peranovichi e Lima – Realidade Atual dos Produtores Agroecológicos de São Luiz do Paraitinga e Projetos em andamento na Região do Vale do Paraíba

22/08/2016 – nº de Participantes 24
• Márcio Stanziani, Secretário Executivo da Associação de Agricultura Orgânica (AAO) – Temas:
– Legislação – Agroecologia e Orgânicos
– Mercado de Orgânicos – Situação dos Produtores de Orgânicos do Estado de São Paulo
– Certificação POR Sistemas Participativos
• Fábio de Almeida Metello Conta SUA História – Iniciativa em Piracaia SP, Quitandinha Móvel legumes Leva, frutas e verduras fresquinhos DA HORTA PRA VOCÊ! Produtos Orgânicos e agroecológicos.

Momentos inesquecíveis de aprendizado pessoal proporcionados aos participantes nas palestras e pode chegar as pessoas da comunidade e envolvê-las no processo de sensibilização quanto aos problemas ambientais e na busca do restabelecimento das relações harmoniosas entre o Ser Humano e o ambiente e a promoção de Alimentos com base agroecoógica.

Discutiu a Agricultura Familiar e o manejo de suas lavouras com substâncias químicas, adubação do Solo e Controle de Pragas e o quanto essas práticas visam SOMENTE o aumento na Produção de Alimentos em menor Espaço se acumulando no ambiente e no corpo de quem de quem manuseia trazendo prejuízos Ambientais e na Qualidade de vida da Comunidade, sendo como alternativa a este modelo uma Produção Agroecológica de Alimentos.

#terceiravia #recursoshidricos #joanopolis

ASSOCIAÇÃO TERCEIRA VIA
(11) 4539-7776   (11) 995260940
comunicacao@terceiravia.org.br

Projeto relacionado

Manejo sustentável dos recursos naturais em Joanópolis-SP

Participantes do curso do dia 17/07/2016
Participantes do curso do dia 22/08/2016
Participantes do curso do dia 09/05/2016

PARCEIROS