Projeto “Cantareira em Rede” realiza oficina de trabalho em Piracaia

A Associação Terceira Via realizou no dia 15 de setembro a I Oficina de Trabalho do projeto, com o tema: Análise Estratégica da Região – Definição de Áreas e Ações Prioritárias para Serviços Ambientais; um dos temas trabalhados foi a gestão de Informação e Conhecimento, estratégia que permite a partilha de conhecimento coletivo – “Compreender a natureza da informação, conseguir definir o conhecimento necessário a um projeto, e, entender onde está e onde deve ser buscado este conhecimento são pontos de partida para a construção de bons projetos” – comentou Gianmarco Bisaglia, durante a abertura do encontro.
O evento, viabilizado com apoio da Prefeitura do Município de Piracaia, contou com representantes de diferentes organizações regionais (públicas e privadas), que puderam partilhar experiências e expectativas em relação a projetos de PSA a serem construídos na região. Foram debatidos temas relacionados aos projetos de PSA, como a valoração das áreas, as questões fundiárias (documentação, cadastro, limites da área em estudo, e etc.), a construção de governança local, as expectativas geradas com o ICMS Ecológico (entre as diversas fontes de recursos disponíveis), os custos de oportunidade local, dentre outros.
Nos próximos meses o “Cantareira em Rede” promoverá outras oficinas para identificar e estruturar projetos e parcerias que contribuam para preservação dos recursos naturais na região, em projetos de educação ambiental, estruturação de atividade agrícola e Pagamento por Serviços Ambientais.
O “Cantareira em Rede” tem apoio do PDA Mata Atlântica, linha de atuação do Ministério do Meio Ambiente que conta com recursos da Cooperação Brasil-Alemanha. A construção da rede se faz a partir de articulação regional e envolve as Secretarias de Meio Ambiente de São Paulo e Minas Gerais, Prefeituras, Comitê de Bacias, ONGs, dentre outras instituições.
O “Cantareira em Rede” terá seu próximo encontro no dia 21 de outubro, no município de Atibaia, dando continuidade ao processo de “incubação de projetos de PSA”, seguindo cronograma de trabalhos.

#terceiravia #recursoshidricos #educacaoambiental #PSA

ASSOCIAÇÃO TERCEIRA VIA
(11) 4539-7776   (11) 995260940
comunicacao@terceiravia.org.br

PARCEIROS

PROJETOS RELACIONADOS

Mobilização e proposição de ações socioambientais, como foco do Pagamento por Serviços Ambientais – PSA

Notícias relacionadas