Projeto Cantareira em Rede lança desafio regional de PSA

A ONG Associação Terceira Via realizou no dia 18 de agosto, em Bragança Paulista, a apresentação dos primeiros resultados do projeto “Cantareira em Rede – Mobilização e Proposição de Ações Socioambientais”. O projeto, que abrange 12 municípios de Minas Gerais e São Paulo, tem como objetivo promover uma grande discussão regional em torno da questão dos pagamentos por serviços ambientais (PSA) como estratégia de preservação dos recursos hídricos. O evento, viabilizado com apoio da Prefeitura de Bragança Paulista, contou com cerca de 80 participantes, representando organizações regionais públicas e privadas, que puderam conhecer um pouco do estudo técnico sobre PSA realizado pela equipe da Terceira Via, e sobre a análise da dinâmica do uso e ocupação do solo (1989 – 2009/2010) – atualização da base cartográfica regional – realizada pela equipe do ISA – Instituto Socioambiental, parceiro de execução do projeto.
“Nossa próxima atividade é a promoção de um ciclo de oficinas regionais para alinhar conceitos e propor ações e projetos de PSA” – nos conta Gianmarco Bisaglia, coordenador do projeto – “até o final do processo, queremos articular pelo menos um projeto de PSA em cada município da região, ou gerar sinergias para apoiar as iniciativas em andamento” – complementa. O pagamento por serviços ambientais já ocorre na região, nos projetos “Conservador das águas” em Extrema-MG, o “Produtor de Águas”, em Nazaré Paulista e Joanópolis e o “Mina D’Água, em fase de implantação em Piracaia.
O Cantareira em Rede conta com apoio do PDA Mata Atlântica, linha de atuação do Ministério do Meio Ambiente e que conta com recursos da Cooperação Brasil-Alemanha. A articulação regional pretende envolver as Secretarias de Meio Ambiente de São Paulo e Minas Gerais, Prefeituras, Comitê de Bacias, ONGs, dentre outras instituições.
“Acredita-se que com projetos como Cantareira em Rede, podemos preservar recursos naturais, contribuir para a produtividade rural, incentivar o turismo sustentável, e promover a qualidade de vida em nossas comunidades, atribuindo significado para um novo modelo de desenvolvimento regional” – comentou Gianmarco Bisaglia.
Na ocasião, foi ainda apresentada a estratégia de expansão do Coletivo Mantiqueira, rede de agentes-educadores socioambientais da região coordenada pela ONG Terceira Via, que terá em 2011-2012 a expansão dos projetos locais em Piracaia, Bragança Paulista, Joanópolis e Mairiporã, com financiamentos do FEHIDRO.
O “Cantareira em Rede” terá seu próximo encontro no dia 15 de setembro, no município de Piracaia, para dar início ao processo de discussão do desafio de “incubação de projetos de PSA”, pretendido pelo projeto. Maiores informações podem ser obtidas por email cantareiraemrede@terceiravia.org.br.
Participem!

terceiravia #recursoshidricos #educacaoambiental #PSA

ASSOCIAÇÃO TERCEIRA VIA
(11) 4539-7776   (11) 995260940
comunicacao@terceiravia.org.br

PARCEIROS

PROJETOS RELACIONADOS

Mobilização e proposição de ações socioambientais, como foco do Pagamento por Serviços Ambientais – PSA

Evento Cantareira em Bragança Paulista
Evento Cantareira em Bragança Paulista

Notícias relacionadas