Terceira Via participa do I Encontro Nacional – VI Encontro Estadual de Alimentação Escolar

Os consultores do Projeto Nutre Brasil – Mais Gestão, Frederico Salmi e Gianmarco Bisaglia, estiveram no I Encontro Nacional – VI Encontro Estadual de Alimentação Escolar realizado na cidade de São Carlos no dia 15 de março.
Neste ano, dado ao significativo crescimento, o evento passou a ter caráter Nacional, cerca de 400 municípios participaram ativamente, média de 1.3oo participantes. O público alvo foram os nutricionistas (RT), conselheiros e representantes da área de gestão de cada município do país, principalmente do Estado de São Paulo.
O evento se distribuiu em uma área de 5.000 m2, nos stands houveram palestras e oficinas, propiciando interatividade,  informação e capacitação, além de áreas de alimentação e convívio.
O principal objetivo foi abordar o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e, pela primeira vez, as Cooperativas voltadas a Agricultura Familiar também participaram e conheceram os últimos lançamentos na área de alimentação escolar.
O membros da atual gestão do Conselho Estadual de Alimentação Escolar (CEAE), hoje com sede própria para atender de forma efetiva as demandas da sociedade e dos órgãos executores, se empenhou em ouvir os usuários do programa. Dentre as discussões os principais debates foram sobre a extensão de alimentação escolar aos alunos do Ensino Médio e  EJA e a elevação dos valores “per capita” repassados pela Fundação Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e pelo Governo do Estado de São Paulo.
“Esse encontro prende-se à visão estratégica de que é preciso articular os conselhos municipais para garantir a capilaridade do processo de orientação e fiscalização, bem como capacitar conselheiros e nutricionistas, em cada um dos municípios do Estado de São Paulo.” Ressaltaram os consultores do Projeto Nutre da Terceira Via.
Após as articulações a Associação Terceira Via obteve resultados satisfatórios, dentre eles:
A participação da Terceira Via como um ator estratégico nas próximas ações do CEAE junto as prefeituras, eventos e oficinas de esclarecimento e transferência de conhecimento junto aos gestores da área de cada município.
Da direita para esquerda: `Presidente CEAE Prof. Azuaite, GianmarcoBisaglia e Frederico Salmi da Terceira Via

Com as 3 Cooperativas que estão no Projeto Mais Gestão, ficou estabelecido o aumento da participação e estreitamento do relacionamento  junto as entidades executoras de interesse de cada um.

Com o SEBRAE/SP, serão realizadas oficinas do novo produto “Produza Fácil – Agricultura”, do AgroSebrae para todas as cooperativas.
A Terceira Via articulou uma entrevista com a Rede Globo,  junto ao Delegado DFDA, Sr.Reinaldo, com o objetivo de aumentar a divulgação dos objetivos do MDA, programas e foco para a agricultura familiar no estado de SP. Veja a reportagem completa acessando  o Jornal EPTV.

Os principais articuladores foram: Prof. Azuaite Martins de França, Presidente do CEAE, José Reinaldo Prates da Silva, Delegado Federal do MDA – DFDA/SP, Claudinei Bernardino, Presidente da CCPRA – Cooperativa Central (Projeto Mais Gestão), Odair Ribeiro, Presidente da Cooperativa da COOPAFAPS – Pilar do Sul (Projeto Mais Gestão) e  Valéria Gerbe, Gerente da Cooperativa de Chuchu de Amparo COOPCHAM (Projeto Mais Gestão).

#terceiravia #cooperativas #maisgestao #PNAE

ASSOCIAÇÃO TERCEIRA VIA
(11) 4539-7776   (11) 995260940
comunicacao@terceiravia.org.br

VI Encontro Estadual de alimentação escolar
Delegado Reinaldo entre consultor Gianmarco e Odair Ribeiro (COOPAFAPS)
VI Encontro Estadual de alimentação escolar
Consultor Gianmarco com Valéria Gerbe (COOPCHAM)
VI Encontro Estadual de alimentação escolar
Delegado Federal MDA, DFDA SP, Reinaldo Prates, em entrevista articulada pela Terceira Via para a EPTV – Rede Globo, durante o evento.

Notícias relacionadas