Roda de conversa: Desafios das compras públicas em 2022

No dia 25/11/2021, a Terceira Via em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA realizou um evento coletivo híbrido, no qual os palestrantes discursaram de forma on-line e tínhamos quatro núcleos de cooperativas atendidas pelo Projeto Mais Gestão em cidades acolhedoras. Com isso, além de aproveitar o conhecimento dos palestrantes, os empreendimentos puderam fazer uma interação nos núcleos e inter núcleos.

Os palestrantes abordaram os desafios das compras públicas para 2022, ano que esperamos que os contratos voltem a serem firmados e com isso proporcionem desenvolvimento à agricultura familiar.

A resolução 21 de 16 de novembro de 2021 do FNDE, aumenta o limite individual de compra por DAP ano /Entidade de R$ 20.000,00 para R$ 40.000,00, sendo uma boa oportunidade de ampliar as vendas nos municípios.  Mas, também traz muita responsabilidade no planejamento e entrega de produtos.

Os representantes das cooperativas relataram ter aproveitado bastante a palestra e a troca ocorrida no evento. O formato do evento foi muito elogiado.

No total, participaram 16 cooperativas nos núcleos e 20 cooperativas em suas bases.

PALESTRANTES

Chefe do Serviço da Agricultura Familiar

Juliana Hernandes Antunes

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA

Chefe da Divisão de Desenvolvimento Rural

Rodrigo Beccheri Cortez

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA