ATER MAIS GESTÃO

Assistência Técnica e Extensão Rural para Associações e Cooperativas da Agricultura Familiar

Full 1
Full 1
Full 1
Full 1
Full 1
Full 1
Full 1
Full 1
Full 1
Full 1
Full 1
Full 1
previous arrow
next arrow

Intranet ATER Mais Gestão

O que é

O ATER Mais Gestão é um programa de Assistência Técnica e Extensão Rural para Cooperativas e Associações da Agricultura Familiar, objetivando promover o fortalecimento dos empreendimentos da agricultura familiar e o acesso qualificado aos mercados institucionais (PNAE, PAA e outros) e mercados privados (varejistas e atacadistas), oferecendo assistência e qualificação aos empreendimentos coletivos.

Formação da Equipe ATER Mais Gestão

Na edição de 2012 do Nutre Mais Gestão, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a Terceira Via atuou também na assessoria às Prefeituras para preparação e estruturação das compras públicas na alimentação escolar, ao mesmo tempo que prestou assessoria às cooperativas para o fornecimento qualificado, garantindo a continuidade da comercialização de alimentos para órgãos públicos e privados.

Em 2019, a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ANATER) iniciou a operacionalização do Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural Ater Mais Gestão, que prevê atendimento gerencial voltado para qualificação da gestão de empreendimentos da agricultura familiar e na estruturação da produção e industrialização com foco no mercado.

O Mais Gestão é uma estratégia da Subsecretaria da Agricultura Familiar (SAF) da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), baseado nos princípios, objetivos e diretrizes da Política Nacional de Ater (Pnater), com metodologia composta por atividades que vão da adesão dos empreendimentos, passando pelo diagnóstico, elaboração participativa de plano de gestão, prospecção de mercado, atendimentos individuais e coletivos, até a avaliação dos resultados.

Áreas de gestão:

A ASSOCIAÇÃO TERCEIRA VIA foi vencedora da Chamada Anater 006/2018 e prestará serviços para ANATER no lote 30, referente a 335 municípios do Estado de São Paulo, onde a seu empreendimento está inserido. No total do lote atendido pela TERCEIRA VIA, são 42 empreendimentos que serão atendidos pelo Programa Mais Gestão, que receberão os serviços gratuitamente por dois anos.

O comprometimento por parte dos responsáveis pelas associações ou cooperativas é fundamental na seleção dos empreendimentos interessados em participar das atividades estabelecidas no programa, uma vez que receberão assistência técnica em áreas fundamentais para melhoria da gestão, produção e comercialização, cujos desafios são o fortalecimento do cooperativismo, a organização social, da produção, o beneficiamento, a comercialização e a inserção mercadológica.

Oficina de compras públicas para Cooperativas e Associações

Para realização destes serviços, a TERCEIRA VIA conta com uma equipe de técnicos multidisciplinares e de especialistas que realizarão atendimentos individuais e atividades coletivas, buscando soluções e aplicar medidas de gestão voltadas para resultados econômicos e sociais dos empreendimentos atendidos.

Serviços ofertados

As cooperativas e associações concorrentes poderão receber os serviços conforme suas necessidades ou interesse, pois os atendimentos poderão ser realizados de maneira integral ou parcial, modular ao estágio identificado e demanda expressada por cada empreendimento, através de um plano de gestão.

  • Atividades específicas de formação e capacitação técnica (seminários, cursos, oficinas, reuniões técnicas, intercâmbios, entre outros); Diagnósticos; qualificação de processos de planejamento e gestão (plurianual);
  • Atividades de acompanhamento e orientação contábil, financeira, comercial, organizacional, ambiental, marketing, custos, agroindustrial, produtiva, entre outras de interesse específico;
  • Apoio na preparação de materiais de divulgação e promoção comercial, bem como de identidade visual do empreendimento e dos produtos (identidade visual, rótulos, marcas, informações nutricionais, entre outros);
  • Desenvolvimento de ações de pesquisa e inovação nas áreas de gestão;
  • Atividades de articulação, negociação, integração e pactuação com outras organizações da Agricultura Familiar e representantes de governos, para participação em programas de compras institucionais de alimentos, mercados privados e diferenciados;
  • Disponibilização de metodologias de trabalho e horas técnicas de profissionais para apoio nas áreas de planejamento, gestão e execução de ações de aprimoramento nas unidades atendidas;

Principais critérios de seleção

  • Real interesse em participar do Programa Mais Gestão
  • Grau de maturidade do empreendimento (gestão, produção e comercialização)
  • Quadro social com maior número de DAP Familiar (Unidades familiares associadas).
  • Para o caso das associações serão consideradas aquelas que possuem quadro social formado por 20 ou mais associados/agricultores familiares.

Algumas cooperativas foram pré-selecionadas no Edital 01/2015 MDA e agora poderão ser atendidas desde que assinem o termo de aceite e tenham DAP Jurídica regular. Caso sua organização esteja com impedimentos, nos colocamos a disposição para orientá-los na solução para que o empreendimento possa participar do Programa Mais Gestão.

Equipe Técnica
Antonio Castilho Martins

Coordenador

Leia mais
Graduado em Direito, com Pós em Direito Civil, Marketing, Educação a Distância, Administração Financeira. Consultor em Gestão Empresarial, Instrutor do Sescoop, Senar, Ciesp, Fiesp, Coordenador de Projetos MDA e ANATER.
Frederico Salmi Pereira

Especialista

Leia mais
Engenheiro Químico (USP), Mestre em Gestão (UNESP), Mestre em Sociologia Ambiental (UFRGS). Membro em Conselhos Ambientais (COMAMs, CONAPAM, MOSAICO, REDE, etc.). Experiência de mais de 25 anos na área socioambiental, de soluções socioterritoriais à políticas climáticas.

Lattes

Julio Cesar Oliveira Silva

Especialista

Leia mais
Administrador com especialização em Economia Solidaria e Desenvolvimento Local USP/SP. Consultor e Facilitador na formação e desenvolvimento de Associações, Cooperativas, Centrais de Negócios, Associações, Arranjos Produtivos, Incubadoras e Coworking.
Ana Beatriz Rocha de Castro Lopes

Especialista

Leia mais
Zootecnista com mestrado e doutorado em produção animal pela Unesp/ Botucatu. Atua como Técnica especialista acesso a mercado – Mais Gestão 2018/2021 e como Gestora – Sebraetec 2020 a 2022.

Lattes

José Agilson da Silveira Melo

Consultor

Leia mais
Graduado em Zootecnia pela Unesp, campus de Botucatu. Especialista em Gado de Leite e Ovinocultura, atualmente técnico de Base da Anater e Técnico do Sebraetec.
Fernando José Maiolino

Consultor

Leia mais
Médico Veterinário com atuação em animais de produção (gado leiteiro e gado de corte), prestando assistência nas áreas de nutrição, reprodução e planejamento da produção. Presidiu a Associação de Produtores Rurais de Conchas por dois anos, foi instrutor do projeto Jovem Agricultor do Futuro, do Senar.
Sergio Ricardo Maiolino

Consultor

Leia mais
Doutor em Higiene Veterinária e Saúde Pública (UNESP). Graduado em Medicina Veterinária (USP), com experiência em docência no curso de medicina veterinária, em produção e reprodução bovina, com ênfase em bovinocultura de leite, parasitologia animal e epidemiologia.
Rosângela Batista de Almeida

Consultora

Leia mais
Graduada em Economia e Contábil. Pós em Administração, Marketing, Educação a Distância. Consultora em Planejamento e Gestão Financeira, Plano Negócios. Instrutora Senar, Ciesp. Técnico em Projetos do MDA e ANATER.
Soraya Despina Santos Voigtel

Consultora

Leia mais
Bióloga e Consultora Socioambiental com Especialização em Gestão de Resíduos. Atua em educação socioambiental, consultora em meio ambiente, gestão de resíduos, sustentabilidade na elaboração e execução de projetos em agroecologia, produção agrícola socialmente justa e ecologicamente sustentável, promoção de uma agricultura que garanta a preservação do solo, dos recursos hídricos, da vida silvestre, dos ecossistemas naturais e ao mesmo tempo assegure a segurança alimentar.
Sergio Braga de Mendonça

Consultor

Leia mais
Graduado em Engenharia Florestal com mestrado em Engenharia Mecânica de Materiais com ênfase em Tecnologia da Madeira pela UNESP, Gestão em Agronegócios, Setor de Pesquisa e Desenvolvimento para o Agronegócio e Setor Produtivo e Tecnológico Agrícolas e Florestais.
Mariana Costa

Consultora

Leia mais
Graduada em Administração (USJT), com mais de 10 anos exerce junto ao Programa de Aquisição de Alimentos e suas modalidades. Atuou como ATER/INCRA para o desenvolvimento econômico e social dos agricultores familiares assentados. Operou o Programa Alimenta Brasil em uma grande prefeitura do Estado de São Paulo. T como consultora dando suporte a organizações de agricultura familiar na área de gestão e comercialização nos mercados públicos.
Lucas Nogueira

Consultor

Leia mais
Tecnólogo em Agronegócio,Técnico agrícola, Pós graduação em Gestão bovinocultura leiteira. Atua em serviços de ATER com a ANATEr, técnico executor do programa Micro Bacias – Acesso ao Mercado, elaboração de plano de trabalho, fortalecimento de associações.
Ronaldo José Ribeiro

Consultor

Leia mais
Graduado em Engenharia Agronômica, MBA em Gestão Pública. Consultor. Experiência em Gestão e liderança de equipes, Políticas públicas, ATER, Processos participativos, projetos socioambientais e sustentabilidade e relações institucionais.
Empreendimentos atendidos
ABAM – ASSOCIACAO DOS BANANICULTORES DO MUNICIPIO DE MIRACATU / Miracatú/SP
APDS – ASSOCIACAO DE PRODUTORES PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL / Capão Bonito/SP
APIRC – ASSOCIAÇÃO DOS APICULTORES DE RIO CLARO E REGIÃO / Rio Claro/SP
APRIB – ASSOCIACAO DOS PRODUTORES RURAIS DE IBITINGA / Ibitinga/SP
APROSÃ – ASSOCIAÇÃO DE PRODUTORES DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA E REGIÃO / São João da Boa Vista/SP
APROTABA – ASSOCIACAO DOS PRODUTORES RURAIS DE TABATINGA / Tabatinga/SP
ASSOCIAÇÃO MINHOCA – PARCEIROS AGROECOLÓGICOS / São Luis do Paraitinga/SP
ASSOHORTE – ASSOCIAÇÃO DOS AGRICULTORES FAMILIARES DE CAPIVARI E REGIÃO / Capivari/SP
CASQUEIRO – ASSOCIACAO DOS PEQUENOS AGRICULTORES E PRODUTORES RURAIS DO CASQUEIRO E REGIAO / Biribira Mirim/SP
CCPRA – COOPERATIVA CENTRAL DE PRODUÇÃO RURAL E ABASTECIMENTO / Sorocaba/SP
COAAF – COOPERATIVA DE APICULTORES E AGRICULTORES FAMILIARES DE ARARAS E REGIÃO / Araras/SP
COAFAI – COOPERATIVA DE AGRICULTORES FAMILIARES DE ITARARÉ / Itararé/SP
COAPIS – COOPERATIVA DOS APICULTORES DE SOROCABA E REGIAO / Sorocaba/SP
COAPVALE – COOPERATIVA AGROPECUARIA DO VALE DO PARAIBA / Taubaté/SP
COFARP – COOPERATIVA DOS PRODUTORES FAMILIARES DE PIEDADE / Piedade/SP
COMAPRE – COOPERATIVA MISTA DE AGRICULTORES, APICULTORES, PECUARISTAS E PESCADORES DE PORTO FELIZ E REGIAO / Porto Feliz/SP
COMATER – COOPERATIVA AGROECOLOGICA MÃOS DA TERRA / Ribeirão Preto/SP
COMUNA – COOPERATIVA ORGANICA AGROFLORESTAL COMUNA DA TERRA / Ribeirão Preto/SP
COOMATRE – COOPERATIVA MISTA DE AGRICULTORES DE TREMEMBÉ E REGIÃO / Tremembé/SP
COOPAFASB – COOPERATIVA DA AGRICULTURA FAMILIAR DE SETE BARRAS / Sete Barras/SP
COOPAMSP – COOPERATIVA DOS PRODUTORES AGROPECUÁRIOS DE SÃO PEDRO / São Pedro/SP
COOPASMA – COOPERATIVA AGRICOLA SAO MIGUEL ARCANJO / São Miguel Arcanjo/SP
COOPAV – COOPERATIVA AGROINDUSTRIAL DO ALTO VALE DO RIBEIRA / Apiaí/SP
COOPERACRA – COOPERATIVA DA AGRICULTURA FAMILIAR E AGROECOLÓGICA DE AMERICANA / Americana/SP
COOPERAPAS – COOPERATIVA AGROECOLOGICA DOS PRODUTORES RURAIS E DE ÁGUA LIMPA DA REGIAO SUL DE SAO PAULO / São Paulo/SP
COOPERARES – COOPERATIVA DOS PRODUTORES RURAIS DE AGROBIODIVERSIDADE ARES DO CAMPO / Ribeirão Preto/SP
COOPERECOS – COOPERATIVA AGRIOECOLÓGICO DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE DOS AGRICULTORES FAMILIARES DO ASSENTAMENTO SEPE TIARAJU / Serrana/SP
COOPERQUIVALE – COOPERATIVA DOS AGRICULTORES QUILOMBOLAS DO VALE DO RIBEIRA / Eldorado/SP
COOPERVALE – COOPERATIVA DOS PRODUTORES RURAIS VALE DO PARAÍBA / Taubaté/SP
COOPIHORT – COOPERATIVA PIRACICABANA DE HORTICULTORES / Piracicaba/SP
COOPRAAFIR – COOPERATIVA DOS PRODUTORES RURAIS E ASSENTADOS DA AGRICULTURA FAMILIAR DE ITAPETININGA E REGIAO / Itapetininga/SP
COOPRAFAN – COOPERATIVA DE PRODUÇÃO AGROINDUSTRIAL FAMILIAR DE ARTUR NOGUEIRA – Arthur Nogueira/SP
COOPROFER – COOPERATIVA PRODUTORES DA AGRICULTURA DIVERSIFICADA DE PORTO FERREIRA E REGIÃO / Porto Ferreira/SP
COOPROJUR – COOPERATIVA DOS PRODUTORES RURAIS DE JUNDIAPEBA E REGIÃO / Mogi das Cruzes/SP
COPAD – COOPERATIVA DOS PRODUTORES DE ALIMENTOS DIFERENCIADOS / Araçoiaba/SP
COPAVA – COOPERATIVA DE PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA VO APARECIDA / Itaberá/SP
COPEAGRO – COOPERATIVA AGROPECUÁRIA DE TAMBAÚ E REGIÃO / Tambáu/SP
COPERCASCALHO – COOPERATIVA DOS AGRICULTORES FAMILIARES DE CASCALHO / Cordeirópolis/SP
COPERFAM – COOPERATIVA DE PRODUTORES RURAIS DE AGRICULTURA FAMILIAR / Bebedouro/SP
COPRIR – COOPERATIVA DE PRODUTORES RURAIS DE IPANEMA E REGIÃO / Iperó/SP
ENTRE SERRAS E ÁGUAS – COOPERATIVA DOS PRODUTORES RURAIS ENTRE SERRAS E ÁGUAS  / Bragança Paulista/SP
FAMILIA DO VALE – COOPERATIVA AGROPECUÁRIA DOS AGRICULTORES FAMILIARES DO VALE DO RIBEIRA E  LITORAL SUL / Registro/SP
PROJETOS RELACIONADOS

Projeto de assistência técnica e comercial para cooperativas e associações

Projeto assistência técnica e comercial para cooperativas e prefeituras / PNAE.


1600 PRODUTORES RURAIS BENEFICIADOS

42 ASSOCIAÇÕES E COOPERATIVAS ATENDIDAS

38 MUNICÍPIOS ALCANÇADOS

18 PREFEITURAS BENEFICIADAS PELO PNAE NA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR


Assinatura do contrato com a ANATER
Reunião com a presidência da ANATER
Assinatura COOPAV
WhatsApp Image 2021-02-24 at 15.28.36
COAFAI
Assinatura empreendimento_soraya 2
Assinatura empreendimento_soraya
WhatsApp Image 2021-02-24 at 15.47.39 (3)
previous arrow
next arrow

Empreendimentos atendidos

SLIDE
SLIDE
Equipe almoçando
FOrmaçao-anater
WhatsApp Image 2021-02-24 at 16.02.27
previous arrow
next arrow

Equipe ATER Mais Gestão

SLIDE
Mobilização ATER Mais gestão Araraquara destaque 700×525
Mobilização ATER Pindamonhangaba 700×525
oficina_compras agricultura familiar 700×525
Mobilização sorocaba 700×525
Grupo-1-PAA-1024×768
previous arrow
next arrow

Eventos realizados

ODS

SITUAÇÃO

Em andamento

ANO INÍCIO

2018

ABRANGÊNCIA

Estado de São Paulo

PÚBLICO ALVO

Cooperativas e Associações

#terceiravia #maisgestao #cooperativas

ASSOCIAÇÃO TERCEIRA VIA
(11) 4539-7776   (11) 995260940
comunicacao@terceiravia.org.br

Mais Gestão maisgestao@terceiravia.org.br

“Caso da Prefeitura de São Paulo que, através da assessoria técnica da Terceira Via, contribuiu para facilitar o acesso a aquisição de produtos da agricultora familiar nas escolas e na promoção de produtos orgânicos.”

Luiz Henrique Bambini
Consultor em Alimentação Escolar

PARCEIROS

Notícias relacionadas