ATER NUTRE MAIS GESTÃO

Apoio à Gestão dos Empreendimentos da Agricultura Familiar

O QUE É

O Projeto Nutre Mais Gestão é uma estratégia de atuação formulada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para incentivar e apoiar a implementação de produtos oriundos da agricultura familiar nas escolas da Rede Pública de Ensino. Fornece assistência técnica às cooperativas em todas as áreas organizacionais, da produção a comercialização, para que estejam preparadas para atender as entidades executoras do Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e assessora os gestores dos municípios selecionados para garantir o pleno atendimento da Lei Federal nº 11.947/09.

Objeto: Serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural- ATER- para qualificação da gestão, fortalecimento e inserção de cooperativas da agricultura familiar no Programa nacional de Alimentação Escolar e outros mercados, no Estado de São Paulo.

MAIS GESTÃO – É um programa de assistência técnica dirigida à gestão (organização, produção e comercialização) que visa aperfeiçoar e fortalecer empreendimentos da Agricultura Familiar, por meio de um sistema de resolução de problemas gerenciais e tecnológicos.

NUTRE BRASIL – Projeto criado para apoiar a implementação do art. 14 da Lei 11.947/09 , visando a inserção de cooperativas da agricultura familiar no PNAE, especialmente nas grandes cidades
Através da execução do projeto ATER NUTRE MAIS GESTÃO, foi necessário atuar conjuntamente as Cooperativas, Prefeituras e Secreatrias de Estado de Educação, com o obejetivo de efetivar as primeiras negociaçoes conjuntas no atendimento as demandas da alimentaçao escolar.

Para isso, também foram necessários a realizaçao de eventos coletivos e de planejamento participativos com os cooperados destas organizaçoes, ou seja, a necessária participaçao do agricultor familiar nestas negociaçoes para viabilizar a produçao regular, especialmente, na produçao de de orgânicos, com valor adicional (conforme Lei).

Assim, foram fetios planejamentos participativos e individuais, em consonancia com capacidade das Cooperativas em atender os editais do PNAE, envolvendo os agricultores familiares tradicionais, quilombolas, pescadores artesanais dentre outros, muitos destes agriculores, cujas áreas produtivas estão situados em áreas de preservação ambiental – fator este considerado no planejamento podutivo pelos agricultores.

Também foram elavorados relatórios relativos a execuçao das atividades realizadas, que envolvem alta capacitade de sistematização e análise de dados, especialmente áqueles relativoas as atividades cntempladas no Plano de Aprimoramento das Cooperativas.
Foram também realizadas seminários, oficinas e reuniões organizadas e/ou moderadas junto aos representantes das Cooperativas e agricultores familiares.

Ficha do projeto – Nutre Mais Gestão

SLIDE
SLIDE
SLIDE
SLIDE
SLIDE
SLIDE
Evento Ater 04 Nutre
Participantes evento nutre-1024×684
Partipantes evento nutre 2
apresentação ater 04 nutre-3
apresentação ater 04 nutre
NUTRE
previous arrow
next arrow
SLIDE
SLIDE
SLIDE
SLIDE
Apresentação NUTRE
Reunião ater 04 nutre
reunião associados ater 04 nutre-2
Encontro Prefeitura Piracicaba
previous arrow
next arrow

ODS

SITUAÇÃO

Concluído

ANO INÍCIO

2012

ANO FIM

2015

ABRANGÊNCIA

Estado de São Paulo

PÚBLICO ALVO

Cooperativas da agricultura familiar e Entidades Executoras do PNAE

#terceiravia #maisgestao #cooperativas #PNAE

ASSOCIAÇÃO TERCEIRA VIA
(11) 4539-7776   (11) 995260940
comunicacao@terceiravia.org.br

“Caso da Prefeitura de São Paulo que, através da assessoria técnica da Terceira Via, contribuiu para facilitar o acesso a aquisição de produtos da agricultora familiar nas escolas e na promoção de produtos orgânicos.”

Luiz Henrique Bambini
Consultor em Alimentação Escolar

PARCEIROS

PROJETOS RELACIONADOS

Projeto assistência técnica e comercial para cooperativas e prefeituras / PNAE.

Projeto de assistência técnica e comercial para cooperativas e associações


30 COOPERATIVAS DA AGRICULTURA FAMILIAR ATENDIDAS

09 ENTIDADES EXECUTORAS DO PNAE APOIADAS

09 MUNICÍPIOS ALCANÇADOS

18 PREFEITURAS BENEFICIADAS PELO PNAE NA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

Caso da Prefeitura de São Paulo que, através da assessoria técnica da Terceira Via, contribuiu para facilitar o acesso a aquisição de produtos da agricultora familiar nas escolas e na promoção de produtos orgânicos.


Encontro com cooperativas

Cooperativa atendida – COOPAV

Notícias relacionadas