SUSTENTABILIDADE AGROECOLÓGICA
Promover o uso sustentável, conservação e a preservação dos Recursos Hídricos
O QUE É
O município de Joanópolis está localizado a 130 km da capital de paulista e possui cerca de 11.000 habitantes. Por sua localização geográfica e potencial de riquezas naturais é considerado um município de importância estratégica para o abastecimento de água para as regiões metropolitanas de São Paulo e Campinas.
Joanópolis ainda é um município predominantemente rural que tem entre as principais atividades a pecuária, a monocultura de eucalipto e pequenas produções de hortifrutigranjeiros. O turismo vem progressivamente se tornando uma opção para a economia local, no comércio, na prestação de serviços e em atividades não agrícolas no meio rural.
A chegada do progresso deve ser tratada de forma planejada, afinal o que se pode esperar para o município e para a sociedade no futuro? Muitas mudanças ocorreram no perfil do município nos últimos anos resultado em profundas transformações sociais e culturais, e para tais mudanças possam agir positivamente no ambiente local e para melhoria da qualidade de vida da comunidade que nela vive, precisa-se buscar uma economia de mercado que valorize as pessoas, o resgate de sua cultura e o meio ambiente.
Desse modo, com o objetivo de promover o uso sustentável dos recursos naturais e a preservação e conservação dos recursos hídricos no município de Joanópolis, o projeto “Sustentabilidade Agroecológica na Agricultura de Joanópolis – FASE I” procura contribuir para melhoria da qualidade ambiental e geração de renda no município de Joanópolis apoiando na adoção de práticas agroecológicas nas propriedades rurais com ênfase ao mercado.
Planejando Propriedades e Paisagens
A agroecologia é um sistema de produção agrícola que adota práticas ecológicas que preservam o meio ambiente, socialmente justas e economicamente viáveis, que vai além das técnicas orgânicas de cultivo, pois inclui os seres humanos e os princípios éticos e ambientais, ou seja, um modo de vida que busca resgatar e valorizar o conhecimento de tradicional da agricultura de base familiar e o seu sustento.
Em relação à agricultura tradicional, a agroecologia se distingue ao utilizar os recursos naturais, permitindo a renovação do solo de forma natural e mantendo a biodiversidade. Também se desenvolvem por meio de sistemas florestais, onde se combinam atividades extrativistas com a agricultura familiar sustentável. Nessa modalidade, o agroextrativismo, o conhecimento e as práticas culturais de povos tradicionais são de grande importância.
O mercado para produtos agroecológicos é crescente e acompanha uma tendência mundial por consumidores mais conscientes e preocupados com a saúde, lazer e qualidade e vida. Os sistemas agroecológicos associam-se ao potencial turístico do município, pois potencializam a comercialização de bens e serviços, como por exemplo, o artesanato local, as feiras comunitárias e serviços relacionados ao turismo rural.
Estratégia
O projeto baseia-se na produção agroecológica de plantas medicinais e aromáticas por se tratar de um mercado comprador com várias interfaces de mercado e que possibilita adotar práticas de uso sustentável das florestas na produção comercial.
A produção de plantas medicinais e aromáticas são orientadoras pois serão produzidas de forma integrada as diferentes práticas adotadas nas atividades econômicas existentes.
Atividades
Serão realizadas oficinas participativas objetivando o planejamento das propriedades, apoio técnico e a capacitação dos produtores participantes e técnicos envolvidos.
O projeto será realizado procurando envolver empresas e instituições parceiras, como forma de garantir a produção, o beneficiamento e a comercialização.
Diagnostico de situação (levantamentos)
Ciclo de 03 palestras informativas (sensibilização)
Oficina de diagnóstico participativo (compreensão)
Curso de capacitação 40 horas (agroecologia e plantas medicinais)
Oficina de planejamento participativo (parcerias e comercialização)
Elaborar 01 projeto demonstrativo (referencia e pesquisas)
Elaborar de 06 projetos produtivos (produção)
Evento de encerramento (municipal ampliado)
ODS
SITUAÇÃO
Concluído
ANO INÍCIO
2011
ANO FIM
2012
ABRANGÊNCIA
Cidade de Joanópolis – SP
PÚBLICO ALVO
Agricultores Familiares
#sociobiodiversidade #agroecologia #recursoshidricos #sustentabilidade #produtoresrurais #terceiravia
ASSOCIAÇÃO TERCEIRA VIA
(11) 4539-7776 (11) 995260940
comunicacao@terceiravia.org.br
PROJETOS RELACIONADOS
Programa Agroecologia e Sociobiodiversidade
50 AGRICULTORES FAMILIARES BENEFICIADOS
PARCEIROS