Nossa Causa

Preservar o meio ambiente
com inclusão social e
qualidade de vida

Em que a Terceira Via acredita?

Os recursos naturais se esgotam estando evidente a importância da preservação e um novo olhar sobre o meio ambiente que relacione o homem, a natureza e o universo através do desenvolvimento de soluções que nos garanta um futuro com qualidade sadia de vida .

Os impactos da mudança climática é um dos fatores para o aumento dos riscos de desastres naturais, como inundações ou secas, e que também compromete a produção alimentos para uma população que cresce rapidamente.

A Associação Terceira Via trabalha para evitar o colapso socioambiental em busca de soluções para o enfrentamento da pobreza, da preservação ambiental e da qualidade alimentar nas comunidades.

A organização está comprometida em preservar as florestas e solo para garantir água potável, da segurança alimentar e dos efeitos das mudanças climáticas, através de ações estruturantes de interesse social e atividades socioeducativas .

É combatendo a pobreza e investindo na educação de qualidade que conseguiremos preservar o meio ambiente e diminuir os índices de violência e as desigualdades sociais.

Façamos o nosso papel!

O FUTURO É HOJE!

O que fazemos atualmente reflete no futuro. Por isso, precisamos começar a preservar os recursos naturais, oferecendo oportunidades inovadoras aos jovens voltados para uma economia mais sustentável e inclusiva. “

Edwaldo Luiz de Oliveira, Diretor Geral da Associação Terceira Via

Conexão Sustentável

ÁREAS ESTRATÉGICAS FOCOS DE ATUAÇÃO
RECURSOS HÍDRICOS Preservar o meio ambiente para garantir a disponibilidade de água potável para todos, proteger e conservar as florestas e o manejo sustentável da biodiversidade e promover projetos de Pagamento por Serviços Ambientais – PSA
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Ampliar a oferta de alimentos saudáveis à população e a alimentação escolar e promover uma agricultura sustentável com inclusão social.
MUDANÇAS CLIMÁTICAS Reduzir os efeitos das Mudanças Climáticas e promover o uso de Energia Renovável.
PROMOÇÃO SOCIAL INCLUSIVA Promover o empreendedorismo, a inclusão socioprodutiva da juventude e apoio no desenvolvimento qualitativo de crianças e adolescentes.

Análise de contexto

Promover uma alimentação saudável e de qualidade à mesa da população, ao mesmo tempo conciliando a inclusão social e econômica e a preservação do meio ambiente, sem dúvida, são alternativas viáveis para solucionar os desafios enfrentados pela nossa sociedade relativos às questões ambientais e combate à pobreza.

A estratégia de execução se dá a partir do apoio qualificado aos agricultores familiares no atendimento à alimentação escolar, gerando renda no campo e movimentando a economia local. E para isso, é fundamental a participação qualificada dos professores, nutricionistas, merendeiras e lideranças, de maneira que os alunos, jovens e adolescentes contribuam para a conscientização das famílias e para construção de conceitos socioculturais inovadores.

A Agricultura Familiar tem um importante papel na segurança alimentar, no fornecimento de alimentos de qualidade à mesa da população e nas escolas, na geração de trabalho e renda e de contribuir para a preservação ambiental, das florestas, do clima e dos recursos hídricos, haja visto as boas práticas ambientais nos sistemas orgânicos de produção.

Notadamente a Agricultura Familiar é uma questão de soberania nacional, mas as políticas públicas são insuficientes para atender as demandas dessa agricultura, principalmente de uma assistência técnica especializada no contexto de uma visão mais holística e integradora com demais setores da sociedade, que seja capaz de conciliar desenvolvimento e ações assistências no atendimento as comunidades carentes, da inclusão dos jovens e adolescentes, da participação das mulheres e da distribuição de alimentos aos necessitados, no combate a pobreza e para a preservação dos recursos naturais em prol de uma sociedade mais justa e sustentável.