Treinamento em elaboração e execução de projetos de Revitalização de Bacias Hidrográficas
para o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba

Entre os dias 18 a 22 de outubro, a Associação Terceira Via em parceria com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), realizou o Curso de Revitalização de Bacias Hidrográficas para o Comitê de Bacia Hidrográfica (CBH) do rio Paranaíba.

A capacitação foi 100% online e gratuita, e teve como público alvo profissionais da iniciativa privada, sociedade civil e Poder Público que atuem na gestão ambiental da bacia ou na área de infraestrutura municipal ou estadual.  As aulas aconteceram das 8h às 12h e a tutoria opcional das 14h às 16h.

Durante o curso, foram apresentadas noções sobre Hidrologia e revitalização de bacias hidrográficas, conservação de solos, adequação ambiental de estradas rurais, recuperação de áreas degradadas e reflorestamento. Outro tema presente na capacitação é a elaboração de Projetos Individuais de Propriedade (PIPs) no âmbito do Programa Produtor de Água.

Ao todo, foram capacitadas 57 pessoas para elaborar e executar projetos de revitalização de bacias hidrográficas em apoio aos comitês na implementação de seus planos de recursos hídricos.