Mais Gestão – Assessoria para Cooperativas e Associações

Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural para Cooperativas e Associações da Agricultura Familiar e reforma agrária – ATER Mais Gestão

A Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ANATER) iniciou a operacionalização do Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) Mais Gestão, que prevê atendimento gerencial voltado para qualificação da gestão de empreendimentos da agricultura familiar, com foco no mercado.

O Mais Gestão é uma estratégia da Subsecretaria da Agricultura Familiar (SAF) da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), baseado nos princípios, objetivos e diretrizes da Política Nacional de Ater (Pnater), com metodologia composta por atividades que vão da adesão dos empreendimentos, passando pelo diagnóstico, elaboração participativa de plano de gestão, prospecção de mercado, atendimentos individuais e coletivos, até a avaliação dos resultados.

A Ater Mais Gestão é um serviço de assistência técnica específica para organizações da agricultura familiar (Cooperativas e Associações), objetivando promover o fortalecimento dos empreendimentos da agricultura familiar e o acesso qualificado aos mercados institucionais (PNAE, PAA e outros) e mercados privados (varejistas e atacadistas), oferecendo assistência e de qualificação aos empreendimentos.

Áreas de gestão:

A ASSOCIAÇÃO TERCEIRA VIA foi vencedora da Chamada Anater 006/2018 e prestará serviços para ANATER no lote 30, referente a 335 municípios do Estado de São Paulo, onde a seu empreendimento está inserido. No total do lote atendido pela TERCEIRA VIA, são 42 empreendimentos que serão atendidos pelo Programa Mais Gestão, que receberão os serviços gratuitamente por dois anos.

O comprometimento por parte dos responsáveis pelas associações ou cooperativas é fundamental na seleção dos empreendimentos interessados em participar das atividades estabelecidas no programa, uma vez que receberão assistência técnica em áreas fundamentais para melhoria da gestão, produção e comercialização, cujos desafios são o fortalecimento do cooperativismo, a organização social, da produção, o beneficiamento, a comercialização e a inserção mercadológica.

Para realização destes serviços, a TERCEIRA VIA conta com uma equipe de técnicos multidisciplinares e de especialistas que realizarão atendimentos individuais e atividades coletivas, buscando soluções e aplicar medidas de gestão voltadas para resultados econômicos e sociais dos empreendimentos atendidos.

SERVIÇOS OFERTADOS

As cooperativas e associações concorrentes poderão receber os serviços conforme suas necessidades ou interesse, pois os atendimentos poderão ser realizados de maneira integral ou parcial, modular ao estágio identificado e demanda expressada por cada empreendimento, através de um plano de gestão.

  • Atividades específicas de formação e capacitação técnica (seminários, cursos, oficinas, reuniões técnicas, intercâmbios, entre outros); Diagnósticos; qualificação de processos de planejamento e gestão (plurianual);
  • Atividades de acompanhamento e orientação contábil, financeira, comercial, organizacional, ambiental, marketing, custos, agroindustrial, produtiva, entre outras de interesse específico;
  • Apoio na preparação de materiais de divulgação e promoção comercial, bem como de identidade visual do empreendimento e dos produtos (identidade visual, rótulos, marcas, informações nutricionais, entre outros);
  • Desenvolvimento de ações de pesquisa e inovação nas áreas de gestão;
  • Atividades de articulação, negociação, integração e pactuação com outras organizações da Agricultura Familiar e representantes de governos, para participação em programas de compras institucionais de alimentos, mercados privados e diferenciados;
  • Disponibilização de metodologias de trabalho e horas técnicas de profissionais para apoio nas áreas de planejamento, gestão e execução de ações de aprimoramento nas unidades atendidas;

PRINCIPAIS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

  • Real interesse em participar do Programa Mais Gestão
  • Grau de maturidade do empreendimento (gestão, produção e comercialização)
  • Quadro social com maior número de DAP Familiar (Unidades familiares associadas).
  • Para o caso das associações serão consideradas aquelas que possuem quadro social formado por 20 ou mais associados/agricultores familiares.

Algumas cooperativas foram pré-selecionadas no Edital 01/2015 MDA e agora poderão ser atendidas desde que assinem o termo de aceite e tenham DAP Jurídica regular. Caso sua organização esteja com impedimentos, nos colocamos a disposição para orientá-los na solução para que o empreendimento possa participar do Programa Mais Gestão.

Agradecemos sua atenção e aguardaremos retorno.

ASSOCIAÇÃO TERCEIRA VIA
(11) 4529-7776   (11) 995260940
comunicacao@legado.terceiravia.org.br

Mais Gestão maisgestao@terceiravia.org.br

Notícias relacionadas