Encontros coletivos de empreendimentos da agricultura familiar – Projeto ATER Mais Gestão

Com o objetivo de capacitar os empreendimentos da agricultura familiar atendidas pelo projeto ATER Mais Gestão, a Associação Terceira Via realizou uma série de 3 (três) eventos coletivos on-line. Neles, abordamos muitos assuntos de extrema importância como certificações, mercado de orgânicos e Programa Nacional de Alimentação Escolar.

Certificação Orgânica

Para falar sobre Certificações (Orgânicos e Fair Trade), convidamos a especialista Maria Carolina Wilmers Manço para ministrar uma palestra no dia 15/07 (sexta-feira), das 15h às 17h de forma híbrida.

Estiveram presentes presencialmente em Sorocaba/SP representantes de 4 (quatro) cooperativas participantes do projeto e de forma on-line vários outros empreendimentos da agricultura familiar e público em geral.

As certificações são uma forma de obter o selo para confirmar ao consumidor que o produto atende as normas vigentes e que temos produtos com propósito.

Foram abordados números do mercado de orgânicos, principais entraves dos negócios com produtos orgânicos pela ótica dos produtores e os principais problemas pela ótica dos consumidores.

Compra de Orgânicos

Já no dia 05/08 (sexta-feira) das 15h às 17h, o comprador de orgânicos Reginaldo Antônio Ribeiro da Costa falou um pouco sobre sua trajetória de sucesso a frente da SOLOVIVO, empresa de Orgânicos que atua no mercado há mais de 20 anos (http://www.solovivoorganicos.com.br/)

Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE

Para o nosso último evento coletivo, convidamos o engenheiro agrônomo Luiz Henrique Bambini de Assis, que trabalhou na prefeitura de São Paulo por 8 anos, para ministrar uma palestra on-line sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar-PNAE e Ações Sustentáveis, no dia 19/08 (sexta-feira), das 15h às 17h.

A palestra objetivou a transferência de conhecimentos acerca da realização de um programa de alimentação escolar sustentável, em linha com as diretrizes do PNAE e com aspectos garantidores do Direito Humano à Alimentação Saudável e Adequada.

Foram abordados os temas da compra da agricultura familiar, a educação alimentar e nutricional, além de um contexto social e político atualizado do Programa.

Na segunda parte de todos os eventos, os representantes das cooperativas divididos em núcleos presenciais, poderão junto aos consultores da Terceira Via trocar experiências e tirar dúvidas quanto ao tema da respectiva palestra.

Realização