JOA Economia Solidária

O Projeto oferece formação e apoio técnico a produtores rurais para o aperfeiçoamento dos produtos e ampliação das vendas.

“Há uma procura crescente por produtos feitos de forma artesanal, saudáveis, que não agridam o meio ambiente e ainda gerem renda para quem mais precisa. Por isso, o projeto JOA Economia Solitária vai oferecer apoio técnico e formação para os produtores de modo a contribuir para a melhoria das condições de comercialização e geração de renda”.

Edwaldo Luiz Oliveira, diretor geral da Associação Terceira Via.

O que é

O Projeto JOA Economia Solidária tem por objetivo oferecer a produtores rurais formação e apoio técnico para o aperfeiçoamento dos produtos e ampliação das vendas. Também prevê uso de ferramentas de comércio eletrônico e incentivo a práticas de associativismo e cooperativismo que fortaleçam a agricultura familiar e sustentável.

Pretende beneficiar diretamente 120 produtores, cerca de 280 famílias, além de contribuir com toda a cidade de Joanópolis e região por meio da maior oferta de alimentos e incremento do turismo, especialmente gastronômico.

“Há uma procura crescente por produtos feitos de forma artesanal, saudáveis, que não agridam o meio ambiente e ainda gerem renda para quem mais precisa”, destaca o diretor-geral da Associação Terceira Via, Edwaldo Luiz Oliveira.

Tem apoio da Prefeitura de Joanópolis e financiamento do Ministério do Trabalho e Emprego, por meio da Secretaria Nacional de Economia Popular e Solidária

Economia solidária – Dados do IBGE (Censo 2022) mostram que Joanópolis – apesar da exuberância de suas terras e da qualidade de seus produtos agrícolas – tem um dos menores PIBs per capta do Estado, ocupando a posição 568 no ranking das 645 cidades paulistas. E também uma das menores médias salarias: 1,7 SM, posição 610 na mesma lista. Para os pequenos produtores pesam dificuldades como o pouco acesso a crédito bancário, a novas tecnologias, além do risco inerente à produção e gargalos para a colocação do produto no mercado consumidor.

A experiência brasileira recente mostra que a Economia Solidária e o cooperativismo têm trazido bons resultados para a geração de emprego e renda a produtores rurais e empreendedores comunitários em geral. A ação conjunta pode otimizar recursos, resolver eventuais gargalos com beneficiamento e escoamento da produção e dar ganho de escala, entre outras vantagens. 

Público-Alvo

O projeto é especialmente voltado a produtores rurais de alimentos – frutas, verduras, embutidos, pães, doces, mel, bebidas artesanais, entre outros, além de artesãos, pousadas, agências de turismo, promotores de passeios e outras iniciativas e experiências semelhantes que possam ser potencializadas por meio de aperfeiçoamento e apoio técnico, bem como por meio de redes de cooperação mútua – cooperativismo e associativismo.

Eixos de Atuação

O Projeto está estruturado nos seguintes eixos:

Mapeamento das iniciativas

Joanópolis é uma cidade de atrativo turístico e ambiental onde predominam produtores rurais com características de agricultura familiar. Produzem grande variedade de frutas, grãos, leguminosas e produtos de origem animal. O Projeto JOA Economia Solidária vai identificar e cadastrar os produtores e as iniciativas com características de base comunitária e associativa, convidando-os para se engajar no projeto.

Ciclo formativos para a economia solidária, associativismo e cooperativismo

A oferta de assessoria técnica e oficinas formativas visa o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e competências, bem como a criação e fortalecimento de relações de parceria e de cooperação entre os participantes, de modo a dar condições de sustentabilidade dos empreendimentos após o término do projeto.

As oficinas e palestras buscarão a promoção e o fortalecimento do cooperativismo, do associativismo e da economia solidaria no município, levando aos produtores noções sobre a importância, a logística e a correta utilização do comércio eletrônico.

Metodologia – O processo educativo está ancorado na experiência de mais de 20 anos de atuação da Terceira Via. Nele, como nos demais projetos da Associação, a metodologia está estruturada a partir das ações formativas que combinam estudo de conteúdos, observação de experiências e vivências práticas, ou seja, teoria e prática. “Entendemos que a formação mais ampla deve sempre estar associada à técnica, buscando a qualificação da gestão dos coletivos, redes, fundos solidários e empreendimentos econômicos solidários, de modo a instrumentalizá-los, através de ferramentas já construídas pela Economia Solidária”, explica Edwaldo Luiz Oliveira, diretor-geral da Terceira Via.

Plataforma virtual de vendas

Com o mapeamento das iniciativas e qualificação da produção, o projeto também apoiará a divulgação dos produtos por meio de uma plataforma interativa com ferramentas de geolocalização e comércio eletrônico (e-commerce). Assim, os produtores poderão vender diretamente aos consumidores de qualquer parte do país.

Feira da Economia Solidária

Ao final dos ciclos formativos, uma feira aberta ao público e com duração de três dias vai expor os produtos e incentivar ainda mais a venda e a interação entre os produtores e destes com a cidade.

Além dos produtos, serão expostos painéis informativos e feito o lançamento da plataforma virtual de vendas. A divulgação prevê ainda a instalação de totens na cidade, permitindo a interação de turistas e público em geral com os conteúdos da publicação.

Documentos

CONTRATOS PÚBLICOS DA

Associação Terceira Via


PROCESSO Nº 19958.102083/2023-94
PLATAFORMA TRANSFEREGOV Nº 945553/2023
Nº INTERNO 00023/2023

PROJETO: JOA ECONOMIA SOLIDÁRIA
OBJETO: TERMO DE FOMENTO- PLATAFORMA TRANFEREGOV Nº 945553/2023 QUE ENTRE SI CELEBRAM A UNIÃO, POR INTERMÉDIO DO MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO E A ASSOCIAÇÃO TERCEIRA VIA, PARA OS FINS QUE ESPECIFICA.
TERMO DE FOMENTO: Baixar o contrato completo

ACORDO DE COOPERAÇÃO
Nº 01/2024

PROJETO: JOA ECONOMIA SOLIDÁRIA
OBJETO: FORMALIZAÇÃO DA RELAÇÃO DE PARCERIA , EM REGIME DE MÚTUA COOPERAÇÃO, ENTRE O MUNICÍPIO DE JOANÓPOLIS E A ASSOCIAÇÃO TERCEIRA VIA, NO ÂMBITO DO CONVÊNIO 945553-TEM/EMENDA PARLAMENTAR (PROPOSTA Nº 9721/2023/TEM/TRANSFERE.GOV) CELEBRADO ENTRE A ASSOCIAÇÃO TERCEIRA VIA E O MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO PARA A FORMAÇÃO, CAPACITAÇÃO E MAPEAMENTO DE AÇÕES DE ECONOMIA SOLIDÁRIA E ASSOCIATIVA COM O OBJETIVO DE FOMENTAR, FOTALECER OU EXPANDIR INICIATIVAS COOPERATIVISTAS MUNICIPAIS E REALIZAÇÃO DA FEIRA DE ECONOMIA SOLIDÁTIA JUNTO A ASSOCIAÇÃO TERCEIRA VIA, PARA OS FINS QUE ESPECIFICA.
ACORDO DE COOPERAÇÃO: Baixar o documento completo

Equipe

Edwaldo Luiz de Oliveira

Responsável Técnico e Coordenador Geral
Economista e diretor geral da Associação Terceira Via. Possui mais de 20 anos de atuação em projetos sociais e gestão de ONG, com atuação em políticas públicas de geração de renda, sustentabilidade ambiental e agricultura familiar.

Izídio Manoel de Souza Silva

Coordenador Executivo
É produtor cultural sênior e gestor com 40 anos de atividades no meio artístico cultural brasileiro, e também atuando em projetos Internacionais.

Neide Aparecida

Gestora do Projeto

Daniel Pascalicchio

Coordenador Técnico
É mestre em Administração Pública e Governo, pós graduado em Mudança e Desenvolvimento Social, pós graduado em Economia Ecológica, pós graduado em Gestão Ambiental, além da graduação em Economia e em Mercado de Capitais.

Luiz Henrique Gurgel

Coordenador de Comunicação
É sociólogo, jornalista e mestre em Letras (USP), atua em projetos de formação e comunicação na área de educação, cultura e ação política. Trabalhou com assessoria de comunicação e em projetos editoriais do Estúdio Elifas Andreato, do Cenpec, Itaú Social, Prefeitura de S. Paulo entre outros.

Magda Santos

Coordenação e Execução das Ações de Comunicação
É socióloga, jornalista e mestre em História (USP), atua em projetos de comunicação na área de saneamento, meio-ambiente e relações comunitárias. Trabalhou em empresas de assessoria de comunicação como a CDN e FSB e teve passagens pelos jornais Folha de S. Paulo, Diário do Grande ABC entre outros.

Danilo Moura

Analista de Marketing
Profissional de Comunicação , que soma a experiência em Produção Gráfica aliada ao Marketing Digital, focado em resultados. Mais de 12 anos de experiência como Designer Gráfico e Diretor de Arte em agências e empresas em diversos segmentos, criando e desenvolvendo soluções criativas.

Gonçalo Pavanello

Arte e Design
É formado em Comunicação Social e já atuou como Curador da Pinacoteca de São Bernardo do Campo, como Diretor de Cultura – Secretaria de Cultura de São Bernardo do Campo, como Editor de Jornais, Revista e Catálogos de Artes Plásticas, além de atuar como Artista Plástico e Designer Gráfico.

Vivian Lis Montalvão

Assistente Administrativo
É bacharel em Direito e já atuou na área administrativa da APAE da cidade de Piracaia, no CRAS do município de Joanópolis como coordenadora e atualmente participa da administração da Associação Terceira Via como Assistente Administrativa.

Raphael Picarelli

Técnico Especializado para Visitas e Cadastramentos
É graduado em Engenharia Agronômica e pós graduado em Gestão de Agronegócio e Legislação Ambiental. Proprietário da empresa RLP Engenharia e Paisagismo, atuando principalmente como criador e executor dos projetos, e também com consultoria e planejamento

ODS

SITUAÇÃO

Em andamento

ANO INÍCIO

2024

ABRANGÊNCIA

Joanópolis e Região

PÚBLICO ALVO

Cooperativas e Associações

#terceiravia #maisgestao #cooperativas

ASSOCIAÇÃO TERCEIRA VIA
(11) 4539-7776   (11) 995260940
comunicacao@terceiravia.org.br

PARCEIROS

Notícias relacionadas