JOA Economia Solidária

O Projeto oferece formação e apoio técnico a produtores rurais para o aperfeiçoamento dos produtos e ampliação das vendas.

“Há uma procura crescente por produtos feitos de forma artesanal, saudáveis, que não agridam o meio ambiente e ainda gerem renda para quem mais precisa. Por isso, o projeto JOA Economia Solitária vai oferecer apoio técnico e formação para os produtores de modo a contribuir para a melhoria das condições de comercialização e geração de renda”.

Edwaldo Luiz Oliveira, diretor geral da Associação Terceira Via.

O que é

O Projeto JOA Economia Solidária vai oferecer formação e apoio técnico a produtores rurais para o aperfeiçoamento dos produtos e ampliação das vendas. O projeto prevê uso de ferramentas de comércio eletrônico e incentivo a práticas de associativismo e cooperativismo que fortaleçam a agricultura familiar e sustentável.

O objetivo é beneficiar diretamente 120 produtores, cerca de 280 famílias, além de contribuir indiretamente com toda a cidade de Joanópolis por meio da maior oferta de alimentos e incremento do turismo gastronômico. A iniciativa não tem custo para os beneficiários e conta com recursos do Governo Federal.

Etapas e frentes do projeto

Mapeamento das iniciativas

 Joanópolis é uma cidade de atrativo turístico e ambiental onde predominam produtores rurais de pequeno porte e com características de agricultura familiar. Nesses locais, se produz grande variedade de frutas, além de grãos, leguminosas e produtos de origem animal. Com o objetivo de fortalecer essa economia, ampliando a geração de trabalho e renda para as famílias, o Projeto JOA Economia Solidária vai identificar e cadastrar todos os pequenos produtores, todas as ações de economia solidária e com características de base comunitária e associativa com objetivo de fomentar, fortalecer e/ou expandir iniciativas cooperativistas no município de Joanópolis.

Ciclo de Formação para a economia solidária, o associativismo e o cooperativismo

Serão promovidas atividades para o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e competências que criem e fortaleçam condições de sustentabilidade dos empreendimentos. Assim, a partir das oficinas serão realizadas ações que possibilitem o estabelecimento de relações e articulações dos grupos.

Plataforma virtual de vendas

Com o mapeamento das iniciativas e qualificação da produção, o projeto também apoiará a divulgação dos produtos por meio de uma plataforma interativa com ferramentas de comércio eletrônico (e-commerce). Assim, os produtores poderão oferecer e vender diretamente aos consumidores de qualquer região do país.

Feira da Economia Solidária

Ao final dos ciclos formativos, uma feira aberta ao público e com duração    de 03 dias vai expor os produtos e incentivar ainda mais a venda e a interação entre os produtores e destes com a cidade.

Lançamento do Projeto
O diretor-geral da Terceira Via e o prefeito mostram o Termo de Compromisso assinado. Ao lado, à esq., o secretário de Agricultura, Vinicius Ferrari.

O lançamento do Projeto JOA Economia Solidária, na última quarta-feira (24), contou com a presença de representantes de segmentos econômicos, sociais e políticos locais e regionais, como produtores rurais, artesãos, além de entidades como o Sebrae e agência de turismo Terra do Gigante. Também estiveram presentes o prefeito de Joanópolis, Adauto Oliveira; o secretário municipal de Agricultura, Vinicius Ferrari; a presidente da Câmara, Geize Mirela Costa; e a  vereadora Silvana Forell, entre outras autoridades.

O projeto foi apresentado pelo diretor-geral da Associação Terceira Via, Edwaldo Luiz Oliveira. Ele destacou que a proposta vai oferecer apoio técnico e formação para os produtores de modo a contribuir para a melhoria das condições de comercialização e geração de renda para os produtores e para o município. A iniciativa tem apoio da Prefeitura e financiamento do Ministério do Trabalho e Emprego, por meio da Secretaria Nacional de Economia Popular e Solidária.

O prefeito assinou um termo de cooperação com a Terceira Via e enalteceu o projeto afirmando e ressaltando a necessidade de apoiar pequenos e médios empreendimentos do município.

O projeto prevê o mapeamento e cadastramento dos produtores rurais e demais ações de economia solidária e com características de base comunitária e associativa com objetivo de fomentar, fortalecer e/ou expandir iniciativas cooperativistas no município Também será desenvolvida uma plataforma interativa com ferramentas de comércio eletrônico (e-commerce) para promover as vendas, além da oferta de Formação para o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e competências que criem e fortaleçam condições de sustentabilidade dos empreendimentos. Outra ação será a realização de uma Feira da Economia Solidária para a exposição e venda dos produtos, bem como para interação entre os produtores e destes com a cidade.

PROJETOS RELACIONADOS

Projeto de assistência técnica e comercial para cooperativas e associações

Projeto assistência técnica e comercial para cooperativas e prefeituras / PNAE.



ODS

SITUAÇÃO

Em andamento

ANO INÍCIO

2024

ABRANGÊNCIA

Joanópolis e Região

PÚBLICO ALVO

Cooperativas e Associações

#terceiravia #maisgestao #cooperativas

ASSOCIAÇÃO TERCEIRA VIA
(11) 4539-7776   (11) 995260940
comunicacao@terceiravia.org.br

PARCEIROS

Notícias relacionadas