JOA Economia Solidária

O Projeto oferece formação e apoio técnico a produtores rurais para o aperfeiçoamento dos produtos e ampliação das vendas.

“Há uma procura crescente por produtos feitos de forma artesanal, saudáveis, que não agridam o meio ambiente e ainda gerem renda para quem mais precisa. Por isso, o projeto JOA Economia Solitária vai oferecer apoio técnico e formação para os produtores de modo a contribuir para a melhoria das condições de comercialização e geração de renda”.

Edwaldo Luiz Oliveira, diretor geral da Associação Terceira Via.

O que é

O Projeto JOA Economia Solidária vai oferecer formação e apoio técnico a produtores rurais para o aperfeiçoamento dos produtos e ampliação das vendas. O projeto prevê uso de ferramentas de comércio eletrônico e incentivo a práticas de associativismo e cooperativismo que fortaleçam a agricultura familiar e sustentável.

O objetivo é beneficiar diretamente 120 produtores, cerca de 280 famílias, além de contribuir indiretamente com toda a cidade de Joanópolis por meio da maior oferta de alimentos e incremento do turismo gastronômico. A iniciativa não tem custo para os beneficiários e conta com recursos do Governo Federal.

Etapas e frentes do projeto

Mapeamento das iniciativas

 Joanópolis é uma cidade de atrativo turístico e ambiental onde predominam produtores rurais de pequeno porte e com características de agricultura familiar. Nesses locais, se produz grande variedade de frutas, além de grãos, leguminosas e produtos de origem animal. Com o objetivo de fortalecer essa economia, ampliando a geração de trabalho e renda para as famílias, o Projeto JOA Economia Solidária vai identificar e cadastrar todos os pequenos produtores, todas as ações de economia solidária e com características de base comunitária e associativa com objetivo de fomentar, fortalecer e/ou expandir iniciativas cooperativistas no município de Joanópolis.

Ciclo de Formação para a economia solidária, o associativismo e o cooperativismo

Serão promovidas atividades para o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e competências que criem e fortaleçam condições de sustentabilidade dos empreendimentos. Assim, a partir das oficinas serão realizadas ações que possibilitem o estabelecimento de relações e articulações dos grupos.

Plataforma virtual de vendas

Com o mapeamento das iniciativas e qualificação da produção, o projeto também apoiará a divulgação dos produtos por meio de uma plataforma interativa com ferramentas de comércio eletrônico (e-commerce). Assim, os produtores poderão oferecer e vender diretamente aos consumidores de qualquer região do país.

Feira da Economia Solidária

Ao final dos ciclos formativos, uma feira aberta ao público e com duração    de 03 dias vai expor os produtos e incentivar ainda mais a venda e a interação entre os produtores e destes com a cidade.

Lançamento do Projeto
O diretor-geral da Terceira Via e o prefeito mostram o Termo de Compromisso assinado. Ao lado, à esq., o secretário de Agricultura, Vinicius Ferrari.

O lançamento do Projeto JOA Economia Solidária, na última quarta-feira (24), contou com a presença de representantes de segmentos econômicos, sociais e políticos locais e regionais, como produtores rurais, artesãos, além de entidades como o Sebrae e agência de turismo Terra do Gigante. Também estiveram presentes o prefeito de Joanópolis, Adauto Oliveira; o secretário municipal de Agricultura, Vinicius Ferrari; a presidente da Câmara, Geize Mirela Costa; e a  vereadora Silvana Forell, entre outras autoridades.

O projeto foi apresentado pelo diretor-geral da Associação Terceira Via, Edwaldo Luiz Oliveira. Ele destacou que a proposta vai oferecer apoio técnico e formação para os produtores de modo a contribuir para a melhoria das condições de comercialização e geração de renda para os produtores e para o município. A iniciativa tem apoio da Prefeitura e financiamento do Ministério do Trabalho e Emprego, por meio da Secretaria Nacional de Economia Popular e Solidária.

O prefeito assinou um termo de cooperação com a Terceira Via e enalteceu o projeto afirmando e ressaltando a necessidade de apoiar pequenos e médios empreendimentos do município.

O projeto prevê o mapeamento e cadastramento dos produtores rurais e demais ações de economia solidária e com características de base comunitária e associativa com objetivo de fomentar, fortalecer e/ou expandir iniciativas cooperativistas no município Também será desenvolvida uma plataforma interativa com ferramentas de comércio eletrônico (e-commerce) para promover as vendas, além da oferta de Formação para o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e competências que criem e fortaleçam condições de sustentabilidade dos empreendimentos. Outra ação será a realização de uma Feira da Economia Solidária para a exposição e venda dos produtos, bem como para interação entre os produtores e destes com a cidade.

Questionário para Qualificação da Produção ou Oferta de Serviço
Tipo de fornecedorSelecionar ValorPessoa FísicaPessoa Jurídica
Nome da Propriedade ou Marca
Nome
Sobrenome
Idade
Telefone
Email
Quais produtos comercializa?
Fotos da produção/produto de interesse comercial
PROJETOS RELACIONADOS

Projeto de assistência técnica e comercial para cooperativas e associações

Projeto assistência técnica e comercial para cooperativas e prefeituras / PNAE.



ODS

SITUAÇÃO

Em andamento

ANO INÍCIO

2024

ABRANGÊNCIA

Joanópolis e Região

PÚBLICO ALVO

Cooperativas e Associações

#terceiravia #maisgestao #cooperativas

ASSOCIAÇÃO TERCEIRA VIA
(11) 4539-7776   (11) 995260940
comunicacao@terceiravia.org.br

PARCEIROS

Notícias relacionadas