Programa Brasil Mais Cooperativo – Rio de Janeiro

Assessoria e apoio gratuito em PNAE e PAB para empreendimentos da Agricultura Familiar no Estado do Rio de Janeiro

O que é

Programa Brasil Mais Cooperativo

A Associação Terceira Via ganhou a chamada pública de ATER 004/2021 no âmbito do Programa Brasil Mais Cooperativo, administrado pela Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural – ANATER e que tem como objeto a execução de serviços de ATER no estado do Rio de Janeiro (RJ).

O projeto tem como objeto a ampliação da aquisição de alimentos da agricultura familiar por meio das políticas públicas do PNAE e PAB fornecidos por empreendimentos econômicos da agricultura familiar no estado do Rio de Janeiro.

Serão atendidos entidades compradoras de 38 municípios do estado do Rio de Janeiro e 14 Organizações e Empreendimentos da Agricultura Familiar (OEAF) em quatro regiões cariocas: Região Metropolitana do Rio de
Janeiro, Baixadas Litorâneas, Sul e Norte Fluminense.

As atividades serão de caráter tanto individual e coletivo, como presencial e virtual, essa última devido à pandemia de COVID-19, com os demais cuidados sanitários. O prazo de duração do projeto é de 14 meses.

Entre as entidades compradoras estão as esferas municipais (secretarias, escolas, creches, entre outras estruturas públicas municipais) e/ou estaduais (secretarias estaduais, presídios, escolas entre outras estruturas estaduais), e/ou federais (quartéis militares, universidades, institutos, presídios, entre outras estruturas públicas federais).

O que é PNAE e PAB

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública, sendo que 30% do valor repassado pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE deve ser investido na compra direta de produtos da agricultura familiar.

Já o Programa Alimenta Brasil (PAB), antigo PAA, possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar.

Além disso, o programa promove o abastecimento alimentar por meio de compras governamentais de alimentos; fortalece circuitos locais e regionais e redes de comercialização; valoriza a biodiversidade e a produção orgânica e agroecológica de alimentos; incentiva hábitos alimentares saudáveis
e estimula o cooperativismo e o associativismo.

Equipe técnica
Antonio Castilho Martins

Gestor

Leia mais
Graduado em Direito, com Pós em Direito Civil, Marketing, Educação a Distância, Administração Financeira. Consultor em Gestão Empresarial, Instrutor do Sescoop, Senar, Ciesp, Fiesp, Coordenador de Projetos MDA e ANATER.
Frederico Salmi Pereira

Gestor

Leia mais
Engenheiro Químico (USP), Mestre em Gestão (UNESP), Mestre em Sociologia Ambiental (UFRGS). Membro em Conselhos Ambientais (COMAMs, CONAPAM, MOSAICO, REDE, etc.). Experiência de mais de 25 anos na área socioambiental, de soluções socioterritoriais à políticas climáticas.

Lattes

Jonas Nunes Vieira

Consultor

Leia mais
Engenheiro Agrônomo. Atuação no mercado institucional para a agricultura familiar – PAA/PAB e PNAE, experiência na extensão rural pública como agente de desenvolvimento rural pela EMATER-RIO, projetos de desenvolvimento em microbacias hidrográficas, Programa Balde Cheio, certificação orgânica pelo Sistema Participativo de Garantia e setor privado hortifrutigranjeiro. Cursa mestrado em Agricultura, Sociedade e Desenvolvimento pela UFRRJ e MBA pela Esalq/USP.
Bruna Marraccini Precioso de Oliveira

Consultora

Leia mais
Engenheira agrônoma e Mestranda em Agricultura Orgânica (UFRRJ). Atua na operacionalização do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA/PAB) e Programa Banco de Alimentos (Divisão de Segurança Alimentar). Experiência com mercados institucionais para agricultura familiar, gestão de resíduos e compostagem, agroecologia, produção orgânica e educação ambiental.
Rúbia Augusta Gomes

Consultora

Leia mais
Graduada em Nutrição, também formada em Tecnologia da Produção Agrícola. Trabalha com Educação Nutricional para todos os públicos.

Depoimentos

Caso da Prefeitura de São Paulo, que através da assessoria técnica da Terceira Via, contribuiu para facilitar o acesso a aquisição de produtos da agricultora familiar nas escolas e na promoção de produtos orgânicos.

Luiz Henrique Bambini
Consultor em Alimentação Escolar

ODS

SITUAÇÃO

Em andamento

ANO INÍCIO

2021

ABRANGÊNCIA

Estado do Rio de Janeiro

PÚBLICO ALVO

Empreendimentos da Agricultura Familiar e Prefeituras

#terceiravia #brasilmaiscooperativo #cooperativas #anater #agriculturafamiliar #ater #riodejaneiro #alimentacaoescolar

ASSOCIAÇÃO TERCEIRA VIA
(11) 4539-7776   (11) 995260940
comunicacao@terceiravia.org.br

REALIZAÇÃO

OUTROS PROJETOS