A Associação Terceira Via é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP fundada em 20 de fevereiro de 2003, por um grupo de profissionais comprometidos com os conceitos de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável, e na busca de soluções para melhoria da qualidade de vida das comunidades onde atua.

Desde sua constituição acumula uma extensa experiência em diversos programas e projetos, realizados em parceria com diferentes organizações públicas e privadas, resultando no aprofundamento de metodologias próprias de intervenção social e na construção de uma ampla rede de parcerias.
Com atuação em diferentes regiões do país, enfatizamos a promoção de processos de inclusão social a partir da atuação em projetos nas áreas de Educação Ambiental, Desenvolvimento Local e Geração de Renda, Recuperação Florestal, Responsabilidade Socioambiental e Saúde Pública.

Nossa Missão
“Promover a cooperação entre comunidade e instituições para que possam garantir a realização de seu pleno direito ao desenvolvimento econômico, humano, natural e socialmente sustentável”

 

Nossos Objetivos

  • Promover o desenvolvimento local integrado e sustentável
  • Promover o desenvolvimento rural com preservação dos recursos hídricos
  • Desenvolver projetos que visem estimular a participação da sociedade civil
  • Contribuir para a formulação de políticas públicas justa

 

Conceito
Temos por linha de conduta o apoio e valorização das redes locais e regionais para geração de soluções de desenvolvimento sustentável, sempre a partir da articulação entre diferentes instâncias governamentais, setores produtivos e sociedade civil, procurando compreender, fomentar e apoiar políticas públicas.

Calcada no ideário de uma concepção positiva de desenvolvimento social e econômico, onde nem Estado e nem Mercado sejam capazes unicamente de promover o desenvolvimento com qualidade, permita uma TERCEIRA VIA para um desenvolvimento mais equilibrado.

 

 

 

Parcerias e Filiações
Para desenvolvimento de suas atividades a Terceira Via vem tem estabelecido sólidas relações de parceria com Ministérios, Secretarias de Estado, Prefeituras, Empresas Públicas, Agências de Fomento e Serviços, Universidades, ONGs e Organizações de Classe; esta postura se reflete nos seguintes credenciamentos e filiações:

  • Organização Social de Interesse Público – OSCIP – Ministério da Justiça, em 01 de abril de 2003 (Processo MJ 08015.001422/2003-04)
  • Entidade Ambientalista junto ao Cadastro Nacional de Entidades Ambientalistas do Ministério do Meio Ambiente – CNEA / CONAMA / MMA, em 02 de maio de 2005.
  • Assistência Técnica Extensão Rural – ATER junto ao Ministério de Desenvolvimento Agrário – MDA e Conselho Estadual de Desenvolvimento Sustentável do Estado de São Paulo – CEDRS.
  • Membro da Plenária do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí – Comitê PC; atuante na Câmara Técnica do Uso da Água no Meio Rural – CT–Rural, Câmara Técnica de Recursos Naturais – CT-RN, e Câmara Técnica de Educação Ambiental
  • Credenciamento SEBRAETEC junto ao SEBRAE-SP como Instituição de pesquisa e apoio tecnológico às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo.
  • Credenciamento SMA – Credenciamento como instituição ambientalista junto a Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo.
  • Membro titular do Conselho Gestor da APA PIRACANTAREIRA (APAS Cantareira / Piracicaba-Juquery II).
  • Cadastramento MS – Ministério da Saúde, habilitada para proposição de projetos junto ao Fundo Nacional de Saúde – FNS.
  • Titular com membro do Núcleo Gestor da Rede Fito Mata Atlântica – sessão São Paulo, na implantação da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, operado pela FIOCRUZ e Ministério da Saúde (MS).
  • Membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente – Joanópolis
COMPARTILHE