Os consultores do Projeto Nutre Brasil – Mais Gestão, Frederico Salmi e Gianmarco Bisaglia, estiveram no I Encontro Nacional – VI Encontro Estadual de Alimentação Escolar realizado na cidade de São Carlos no dia 15 de março.
Neste ano, dado ao significativo crescimento, o evento passou a ter caráter Nacional, cerca de 400 municípios participaram ativamente, média de 1.3oo participantes. O público alvo foram os nutricionistas (RT), conselheiros e representantes da área de gestão de cada município do país, principalmente do Estado de São Paulo.
O evento se distribuiu em uma área de 5.000 m2, nos stands houveram palestras e oficinas, propiciando interatividade,  informação e capacitação, além de áreas de alimentação e convívio.
O principal objetivo foi abordar o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e, pela primeira vez, as Cooperativas voltadas a Agricultura Familiar também participaram e conheceram os últimos lançamentos na área de alimentação escolar.
O membros da atual gestão do Conselho Estadual de Alimentação Escolar (CEAE), hoje com sede própria para atender de forma efetiva as demandas da sociedade e dos órgãos executores, se empenhou em ouvir os usuários do programa. Dentre as discussões os principais debates foram sobre a extensão de alimentação escolar aos alunos do Ensino Médio e  EJA e a elevação dos valores “per capita” repassados pela Fundação Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e pelo Governo do Estado de São Paulo.
“Esse encontro prende-se à visão estratégica de que é preciso articular os conselhos municipais para garantir a capilaridade do processo de orientação e fiscalização, bem como capacitar conselheiros e nutricionistas, em cada um dos municípios do Estado de São Paulo.” Ressaltaram os consultores do Projeto Nutre da Terceira Via.
Após as articulações a Associação Terceira Via obteve resultados satisfatórios, dentre eles:
A participação da Terceira Via como um ator estratégico nas próximas ações do CEAE junto as prefeituras, eventos e oficinas de esclarecimento e transferência de conhecimento junto aos gestores da área de cada município.
Da direita para esquerda: `Presidente CEAE Prof. Azuaite, GianmarcoBisaglia e Frederico Salmi da Terceira Via

Com as 3 Cooperativas que estão no Projeto Mais Gestão, ficou estabelecido o aumento da participação e estreitamento do relacionamento  junto as entidades executoras de interesse de cada um.
2Delegado Reinaldo entre consultor Gianmarco e Odair Ribeiro (COOPAFAPS)

3Consultor Gianmarco com Valéria Gerbe (COOPCHAM)

Com o SEBRAE/SP, serão realizadas oficinas do novo produto “Produza Fácil – Agricultura”, do AgroSebrae para todas as cooperativas.
A Terceira Via articulou uma entrevista com a Rede Globo,  junto ao Delegado DFDA, Sr.Reinaldo, com o objetivo de aumentar a divulgação dos objetivos do MDA, programas e foco para a agricultura familiar no estado de SP. Veja a reportagem completa acessando  o Jornal EPTV.

4Delegado Federal MDA, DFDA SP, Reinaldo Prates, em entrevista articulada pela Terceira Via para a EPTV – Rede Globo, durante o evento.

Os principais articuladores foram: Prof. Azuaite Martins de França, Presidente do CEAE, José Reinaldo Prates da Silva, Delegado Federal do MDA – DFDA/SP, Claudinei Bernardino, Presidente da CCPRA – Cooperativa Central (Projeto Mais Gestão), Odair Ribeiro, Presidente da Cooperativa da COOPAFAPS – Pilar do Sul (Projeto Mais Gestão) e  Valéria Gerbe, Gerente da Cooperativa de Chuchu de Amparo COOPCHAM (Projeto Mais Gestão).

COMPARTILHE