Terceira via finaliza PRIMEIRA ETAPA DO CURSO DE FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES

PROJETO PRODUTOS DA SOCIOBIODIVERSIDADE NA PRESERVAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS – MUNICÍPIO DE JOANÓPOLIS – SP.

Realizada em outubro de 2016 pela Associação Terceira Via com apoio do Fundo Estadual de Recursos Hídricos – FEHIDRO e coordenado pela Bióloga Soraya Voigtel a etapa teórica do curso de capacitação para a formação de multiplicadores para produtos da sociobiodiversidade do programa Agroecologia & Sociobiodiversidade.

Mais de 20 participantes de Joanópolis e região participaram das aulas. O curso teve duração de 40 horas de capacitação divididas em 5 módulos e alertou participantes quanto à preservação de recursos hídricos e a necessidade do desenvolvimento de propriedades rurais sustentáveis.

Envolveu os seguintes temas:

  • 05/10 – Sistemas de produção agroecológicas e sistemas agroflorestais – Eng Agrônomo Clovis José Fernandes de Oliveira Junior, Doutor em Botânica – pesquisador do Instituto de Botânica.
  • 14/10 – Cooperativismo e Associativismo – Gianmarco Bisaglia – empreendedor social e educador.
  • 17/10 – Políticas Públicas e Aspectos Legais – Biólogo Danilo Prudêncio – Especialista em Direito Ambiental.
  • 26/10 – Cultivo de plantas medicinais, usos e preparos de fitoterápicos – Cristina Mutsumi Sekiya – Mestre em Botânica, coordenadora de cursos da Universidade Anhembi Morumbi.
  • 28/10 – Uso ecologicamente integrado da propriedade rural (Aspectos ecológicos e sociais) – Carla Nicolini, educadora ambiental e Daniel Bonamin, Engenheiro Ambiental, Permacultor e Educador ambiental, Coordenadores da Fazenda Atalanta em Extrema-MG.

O curso teve como objetivos chamar a atenção da comunidade para a importância da preservação das áreas rurais e recursos hídricos presentes na região Bragantina especialmente o município de Joanópolis e a difusão de alternativas de uso sustentável da floresta e de sistemas agroecológicos de produção de modo a contribuir para a sustentabilidade dos recursos naturais e para a melhoria da qualidade de vida da população urbana e rural.

O curso formou 25 multiplicadores, foi dinâmico, interativo, com assuntos bem abordados levando os participantes à reflexão para a ação coletiva ficando claro o como mover as pessoas para uma transformação efetiva.

Essa primeira etapa atendeu às expectativas, tanto pelo número de participantes quanto pelo nível de interação estabelecido entre eles e facilitadores, além da interação do grupo e representou uma grande conquista no campo da formação e mobilização social que foi fruto não só apenas institucional da Associação Terceira Via, tem-se a clareza de que um conjunto de pessoas, grupos, organizações e redes contribuíram direta ou indiretamente para essas conquistas alcançadas por esse esforço coletivo.

Aguardem a próximas notícias da 2ª etapa do curso – Atividades de campo.

Aula [1/5] – 05/10 – Sistemas de Produção agroecológicas e Sistemas Agroflorestais – Eng Agrônomo Clovis José Fernandes de Oliveira Junior, Doutor em Botânica – Pesquisador do Instituto de Botânica.

A primeira aula foi um sucesso, ela contou com trocas de experiências, debates e apontamentos, tudo foi acompanhado pelo palestrante Clovis José e pela coordenadora Soraya Voigtel. A Terceira Via agradece a participação de todos.

Fotos da aula:

1ª aula do curso Agroecologia e Sociobiodiversidade

Aula [2/5] – 14/10 – Cooperativismo e associativismo – Gianmarco Bisaglia – Bacharel em Direito – empreendedor sociais e educador.

A aula contou com várias atividades, sendo elas em grupos ou em duplas, elas foram feitas a fim de que os alunos obtivessem o entendimento do significado dos processos que formam um grupo e que também desenvolvessem o espírito do cooperativismo.

Fotos da aula:

2ª aula do curso Agroecologia e Sociobiodiversidade

Aula [3/5] – 17/10 – Políticas Públicas e Aspectos Legais – Biólogo Danilo Prudêncio – Especialista em Direito Ambiental.

O palestrante Danilo mostrou vários  aspectos sobre direito ambiental, a aula contou com exemplos das aplicações das leis, os alunos puderam identificar quais delas se aplicavam às suas propriedades e ver quais eram as possibilidades de manejo legal das mesmas.

3ª aula do curso Agroecologia e Sociobiodiversidade

Aula [4/5] – 26/10 – Cultivo de plantas Medicinais, OSU e preparos de fitoterápicos – Cristina Mutsumi Sekiya – Mestre em Botânica, coordenadora de cursos da Universidade Anhembi Morumbi.

Cristina teve como objetivo em sua aula possibilitar a aquisição de conhecimentos acerca da identificação, do cultivo, do uso e do preparo das ervas medicinais, além de cuidados e manejos.

4ª aula do curso Agroecologia e Sociobiodiversidade

Aula [5/5] – 28/10 – Uso ecologicamente Integrado da Propriedade rural – Carla Nicolini, educadora ambiental e Daniel Bonamin, Engenheiro Ambiental, permacultor e Educador Ambiental, Coordenadores da Fazenda Atalanta em Extrema-MG.

A aula contou com atividades em grupo que possibilitaram a turma um entendimento melhor sobre os aspectos ecológicos e sociais.

5ª aula do curso Agroecologia e Sociobiodiversidade
COMPARTILHE