A Associação Terceira Via  assinou o contrato com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para realização do serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) na área de produção agroecológica no Vale do Ribeira.
A assinatura aconteceu no dia 14 de outubro na cidade de Itapeva e contou com a presença do Ministro do Desenvolvimento Agrário, Laudemir Müller. “Estamos certos que um bom acompanhamento técnico transforma a vida dos nossos produtores. Com a assistência na propriedade rural daremos o salto que queremos, preparando os nossos agricultores por meio da troca de conhecimento”, destacou Müller.

15351067790_b9b108c2b8_oDurante o evento foram assinados seis contratos com entidades prestadoras de ATER e, de acordo com o MDA, estima-se que a ação, que vai contemplar 94 municípios paulistas, beneficiará 6,3 mil agricultores familiares. O valor total do recurso destinado é de R$ 19,48 milhões.
O contrato de ATER assinado com Terceira Via refere-se incorpora 10 municípios do Vale do Ribeira onde serão beneficiadas cerca de 700 Unidades Familiares de Produção (UFP), sendo eles: Jacupiranga, Barra do Tuvo, Sete Barras, Cajai, Cananeia,  Pariquera-Açu, Eldorado, Registro, Iguape, Ilha Comprida.

ATER Vale do Ribeira

Mapa-do-Vale-do-Ribeira-sesaryA Assistência Técnica e Extensão Rural no Vale do Ribeira será em 10 municípios, citados acima, e pretende contribuir valorizando os sistemas de produção familiar local e a sustentabilidade da produção agrícola, pecuária, agroflorestal e florestal na região, bem como o fortalecimento da gestão coletiva destes processos objetivando viabilizar a Central de Comercialização das Cooperativas. Além disso, o projeto tem foco de promoção de igualdade de gênero, com participação mínima de 30% de mulheres, favorecendo o protagonismo das mulheres na produção, gestão e comercialização.
E também o acesso ás oportunidades de inovação tecnológica pela juventude, focadas na possibilidade de implementação de projetos voltados para as políticas públicas.